20 setembro, 2010

Feminilizando o masculino: oxford

Foto: Vicky V.

Surgido no século 17, oxford foi um dos primeiros sapatos masculinos de cadarço. Na época, era usado mais por universitários e em ocasiões mais formais. Hoje em dia, o oxford voltou com toda força para as vitrines de lojas... femininas! Podemos encontrar muitas versões e adaptações desse tipo de sapato: com salto, aberto, anabela, ankle boot, peep toe...

Foto: Rebecca

Mesmo o oxford tendo toda a carinha de vintage, muitos modelos de hoje foram reformulados, dando um ar mais contemporâneo. Eles ganharam bem mais cores e, mesmo parecendo ser um sapato de inverno, algumas lojas estão ainda apostando nesse tipo de sapato para a coleção primavera/verão. Adorei esse modelo adaptado de oxford aqui debaixo. Esse pode ser comprado na Amazon (o vendedor envia para o Brasil) e o preço (está em promoção) varia conforme o número do sapato, mas fica em torno de 35 dólares, fora o frete.

Foto: Amazon

E, para quem quiser comprar modelos de oxford adaptados para a primavera aqui no Brasil, pode encontrar uns lindos na loja Santa Lolla. Este fim de semana foi um daqueles que eu e minha irmã tiramos para ir às compras juntas. A nossa primeira parada foi direto na Santa Lolla. Já tínhamos visto, pela internet, os novos modelos coloridos de oxford deles e estávamos loucas para experimentar. Minha irmã acabou saindo de lá com esses 2 modelos: o verde e o lilás. Eu fiquei dando apenas palpites em quais cores eu tinha gostado mais, já que todos eles (até mesmo o de tecido) são feitos de couro (não uso nenhum tipo de pele de animal).

Foto: Arquivo Pessoal

Para se inspirar, selecionei alguns looks de blogueiras que eu gosto para mostrar várias formas de se usar o oxford. Gosto bastante do primeiro look, porque achei que ela misturou de forma tão legal 2 peças tradicionalmente masculinas: o blazer e o oxford, dando seu toque feminino ao levantar as mangas do blazer e escolher o oxford bicolor, sem falar sobre a bolsa carteiro, que aparecerá em um próximo post aqui. O segundo look me chamou atenção por fazer um outro tipo de mistura, do estilo meio rocker com o vintage. Com um oxford também bicolor, ela juntou, ao seu look, uma jaqueta preta perfecto, que achei que fez uma ótima combinação com o sapato e a bolsa vintage.

Foto: Tanya M.

Foto: Tanya M.

Esses 2 looks de cima são da mesma pessoa, a Tanya, da República Checa. Não é a primeira vez que ela aparece aqui no blog, gosto bastante dos looks que ela publica em seu perfil do LookBook. Nessa primeira foto, ela usa um oxford de uma maneira que várias blogueiras gostam de usar, com uma meia curtinha, acho bem legal combinar com meias curtas e meias altas também. Na segunda foto, gostei bastante do blusão floral, junto com um oxford cheio de tachinhas, sem contar o brinco e o anel de camafeu!


Aqui estão algumas dicas de comprinhas fora do Brasil. Separei alguns modelos mais diferentes que eu gostei e embaixo tem o link direto para compra. Esses aqui de cima misturam no modelo do salto e no material do sapato algumas tendências, como as tachinhas (1), os paetês (2), o glitter (3) e a rendinha em um oxford de salto (4).
Foto: 1 - KateKanzier 2 - KateKanzier

Nesta última foto, separei alguns oxfords coloridos e um de salto anabela com peep toe. E, para quem quiser comprar aqui pelo Brasil mesmo, além da Santa Lolla, sei que a Zara (vi essa semana um modelo tradicional na cor creme, por 129 reais), Shoestock e Sapatonline vendem também.

4 comentários:

Luísa disse...

Acho lindo, to doida pra comprar um. a Melissa tb tem :)

laços vintage disse...

Oi, Luísa!

Oxford é lindo, né?? (: É, eu sei do da Melissa, acabei nem incluindo no post porque, como ele já é mais antigo, acho que todo mundo já conhece... Gostei muito mesmo dos da nova coleção da Santa Lolla!! (:

Beijos!

Mandy disse...

Eu n consigo gostar desse tipo de sapato, me lembra boliche.

laços vintage disse...

Oi, Mandy! É, acho que o oxford é bem "odiado" também, né? (: A minha irmã, no início, não gostava também, depois se rendeu, ao experimentar! haha Eu sempre achei tão fofo!